10 Pacotes Flutter Uteis para Qualquer Projeto

Dentro do universo de pacotes e plugins disponíveis para Flutter, existe um ou mais de um que atendem aos desenvolvedores no momento da implementação de alguma funcionalidade em um aplicativo. Um exemplo desses pacotes é o Dio, o qual já apresentei em um post aqui do blog. Esses pacotes podem ser encontrados, em sua maioria, no pub.dev. Caso o autor não tenha cadastrado seu pacote no pub.dev, a alternativa é procurar diretamente o GitHub.

No pub.dev existe uma lista dos “pacotes favoritos” (Flutter Favorites Program). Essa lista possui os pacotes e plugins que os desenvolvedores devem considerar quando estiverem construindo seu aplicativo. Ela segue um conjunto de métricas e é definida por um comitê composto por membros da comunidade Flutter.

Sabendo disso, resolvi fazer minha própria lista de plugins e pacotes (Pra tentar me sentir importante kkkk) e pontuar alguns dos que eu considero mais úteis. Os pacotes que estão na minha lista podem fazer parte ou não da lista “oficial”. Vamos a eles:

  1. url_launcher: Um plugin do Flutter para abrir uma URL no dispositivo móvel. Funciona para iOS e Android.
  2. font_awesome_flutter: Este plugin disponibiliza o pacote de ícones Font Awesome para ser utilizado em apps baseados em Flutter.
  3. admob_flutter: Pacote não oficial que implementa o Admob para Flutter.
  4. flutter_launcher_icons: Pacote que simplifica a geração do ícone principal do seu aplicativo. Através de comandos no terminal é possível gerar o ícone a partir de uma imagem tanto para a versão Android do app quanto para iOS.
  5. connectivity: Plugin Flutter para descobrir o estado da conectividade de rede (WiFi/3G) no Android e iOS.
  6. share: Plugin Flutter para compartilhar conteúdo do aplicativo por meio do Dialog de compartilhamento da plataforma (iOS e Android).
  7. rate_my_app: Este plugin permite a criação de um Dialog que sugere aos usuários a classificação (Play Store e Apple Store) do seu aplicativo. A exibição desse Dialog é parametrizável.
  8. dio: Cliente HTTP para Dart, que suporta interceptores, download de arquivo, timeout, entre outras funcões.
  9. permission_handler: Este plugin fornece uma implementação para solicitar e verificar permissões tanto no iOS quanto no Android.
  10. bloc/provider/mobx: Esses três plugins tem por objetivo realizar o gerenciamento de estado dentro do app em Flutter. Cada um possui seus pontos positivos e negativos. Além disso, no quesito “gerenciamento de estado”, não existe unamidade na comunidade Flutter. Por isso, resolvi listar os três e deixar que cada leitor tome a sua decisão.

Bom, é isso.

Espero que algum dos pacotes da minha lista seja útil nos seus futuros projetos de apps. Caso conheça algum pacote/plugin que não faz parte da lista, fique à vontade para citá-lo nos comentários. =]

Desejo um Feliz Ano Novo!  Que venha 2020! =]

Deixe uma resposta