Liberando Acesso ao Bot no Facebook Messenger

Aqui no blog, eu já fiz dois posts sobre bots para o Facebook Messenger. No primeiro, eu expliquei como criar o bot “do zero”. Já no segundo post, eu demonstrei como implementar a identificação do usuário em um sistema e utilizá-la no bot, sendo essa funcionalidade conhecida como Vinculação de Conta. Porém, nesses dois posts, os bots resultantes das implementações ficam disponíveis apenas para os seus desenvolvedores, ou seja, um usuário comum ainda não pode conversar com ele. Sendo assim, neste post eu vou mostrar como enviar seu bot para ser revisado pelo Facebook e torná-lo público.

Então, vamos lá!

Como o Facebook considera o bot um app, para que seu bot seja liberado, é necessário que ele passe por um processo de revisão. Para que o Facebook saiba que você deseja iniciar o processo de revisão do seu bot, o primeiro passo é alterar o status dele para “Público”. Para realizar essa etapa, você deve acessar o console de desenvolvedor do Facebook, selecionar o app associado ao seu bot e ir ao menu “Revisão de Aplicativo”, como mostra a imagem abaixo:

publicar_bot1

Na página exibida na imagem acima, na seção “Tornar Teste Bot público?”, clique no botão marcado como “Não” para tornar o aplicativo público.

Em seguida, você deve ir ao menu “Messenger” e clicar na opção “Configurações”. No final da página, a qual pode ser vista na screenshot abaixo, você deve ir até a seção “Avaliação de aplicativo para o Messenger”.

publicar_bot2

Na seção “Avaliação de aplicativo para o Messenger”, você escolhe a funcionalidade que o seu bot faz uso, no caso pages_messaging. Para isso, clique no botão “Adicionar ao envio”. A escolha dessa funcionalidade significa que seu bot faz uso da API apenas para o envio e recebimento de conteúdo.

publicar_bot3

Após clicar no botão “Adicionar ao envio”, a seção “Envio atual” será exibida, assim como na imagem acima. Nessa seção são exibidas as funcionalidades a serem liberadas quando o bot for analisado. Nela, também é possível notar que existe um link “Editar notas”. Você deve acessar esse link e informar os parâmetros solicitados pelo Facebook para testar o seu bot. Os dados solicitados para o teste são exemplos de mensagens e respostas que seu bot é capaz de entender e responder como a mostra a imagem abaixo:

publicar_bot4

O ultimo passo é voltar à seção “Envio atual” e clicar em “Enviar para análise”. Estou supondo que você já criou um ícone para seu aplicativo e também inseriu uma URL de privacidade, pois estes parâmetros são obrigatórios antes da submissão da análise.

Agora, é só esperar. Geralmente, o Facebook dá um prazo de cinco dias para liberar o bot, mas a média é de um dia.

Pronto, agora você já sabe como liberar seu bot e assim que ele estiver disponível, outra pessoa pode acessá-lo. =]

Qualquer dúvida, deixa um comentário.

Deixe uma resposta