Liberando Acesso ao Bot no Facebook Messenger

Aqui no blog, eu já fiz dois posts sobre bots para o Facebook Messenger. No primeiro, eu expliquei como criar o bot “do zero”. Já no segundo post, eu demonstrei como implementar a identificação do usuário em um sistema e utilizá-la no bot, sendo essa funcionalidade conhecida como Vinculação de Conta. Porém, nesses dois posts, os bots resultantes das implementações ficam disponíveis apenas para os seus desenvolvedores, ou seja, um usuário comum ainda não pode conversar com ele. Sendo assim, neste post eu vou mostrar como enviar seu bot para ser revisado pelo Facebook e torná-lo público.

Então, vamos lá!

Como o Facebook considera o bot um app, para que seu bot seja liberado, é necessário que ele passe por um processo de revisão. Para que o Facebook saiba que você deseja iniciar o processo de revisão do seu bot, o primeiro passo é alterar o status dele para “Público”. Para realizar essa etapa, você deve acessar o console de desenvolvedor do Facebook, selecionar o app associado ao seu bot e ir ao menu “Revisão de Aplicativo”, como mostra a imagem abaixo:

publicar_bot1

Na página exibida na imagem acima, na seção “Tornar Teste Bot público?”, clique no botão marcado como “Não” para tornar o aplicativo público.

Em seguida, você deve ir ao menu “Messenger” e clicar na opção “Configurações”. No final da página, a qual pode ser vista na screenshot abaixo, você deve ir até a seção “Avaliação de aplicativo para o Messenger”.

publicar_bot2

Na seção “Avaliação de aplicativo para o Messenger”, você escolhe a funcionalidade que o seu bot faz uso, no caso pages_messaging. Para isso, clique no botão “Adicionar ao envio”. A escolha dessa funcionalidade significa que seu bot faz uso da API apenas para o envio e recebimento de conteúdo.

publicar_bot3

Após clicar no botão “Adicionar ao envio”, a seção “Envio atual” será exibida, assim como na imagem acima. Nessa seção são exibidas as funcionalidades a serem liberadas quando o bot for analisado. Nela, também é possível notar que existe um link “Editar notas”. Você deve acessar esse link e informar os parâmetros solicitados pelo Facebook para testar o seu bot. Os dados solicitados para o teste são exemplos de mensagens e respostas que seu bot é capaz de entender e responder como a mostra a imagem abaixo:

publicar_bot4

O ultimo passo é voltar à seção “Envio atual” e clicar em “Enviar para análise”. Estou supondo que você já criou um ícone para seu aplicativo e também inseriu uma URL de privacidade, pois estes parâmetros são obrigatórios antes da submissão da análise.

Agora, é só esperar. Geralmente, o Facebook dá um prazo de cinco dias para liberar o bot, mas a média é de um dia.

Pronto, agora você já sabe como liberar seu bot e assim que ele estiver disponível, outra pessoa pode acessá-lo. =]

Qualquer dúvida, deixa um comentário.

5 Comment

  1. Muito bom os artigos sobre o bot messenger Luiz, fiz todo o procedimento dois dois artigos e esta funcionando perfeitamente, mas ao enviar para analise não aprovou dizendo que não funcionou, o app esta em modo público mesmo assim não funcionou, testei em outras contas colocando como testador do app e funcionou. Sabe me dizer o que aconteceu?

    1. Luiz Marcus Luiz Marcus says: Responder

      Ronny, quando você envia o bot para ser aprovado, o Facebook pede um exemplo de conversa com o bot. Esse exemplo precisa funcionar da forma que você passou para que o bot seja aprovado. Pode ser um exemplo simples mesmo, o usuário diz “Oi” e o bot responde “Olá, tudo bem?”.
      Quando submeti os meus, mandei exemplos nesse estilo. Não sei se você mandou assim. Tenta pra ver se eles aprovam.
      Espero que os posts sejam uteis para outras pessoas também. Vlw o elogio =]

      1. Mandei desta maneira amesmo, coloquei alguns padrões de resposta, testei antes e mandei. Só que o aplicativo só funciona para os administradores/moderadores/testadores até aprovarem, eles devem ter uma forma para fazer funcionar, mas não funcionou. Mandei novamente e já até recebi umas mensagens na página com os mesmo parametros que mandei e funcionou, estou aguardando retorno. Já tem mais de 24h que mandei novamente.

        1. Luiz Marcus Luiz Marcus says: Responder

          Blz, Ronny.
          Como nunca tive esse problema de não aprovação, não tenho uma solução pra te dar. =[
          Vamos ver se aceitam seu bot dessa vez.

          1. Ronny says:

            Tranquilo Luiz, já aceitaram. Obrigado! https://m.me/1152766248191602

Deixe uma resposta