Agora que conhecemos um pouco do Flutter e ele já está devidamente instalado em nosso computador, podemos partir para o desenvolvimento do nosso primeiro aplicativo.
Como será a nossa primeira experiência na implementação de um app com esse framework, resolvi fazer algo simples. O aplicativo irá apenas exibir a mensagem “Olá Mundo” no centro da tela do dispositivo.
Sem mais bla bla bla…. Vamos começar!
1- Criar o Projeto no Android Studio
O primeiro passo é criar o projeto Flutter no Android Studio. Para isso, clique em “Start a new Flutter project”.
Em seguida, selecione a opção “Flutter Application”.
Na tela abaixo, defina o nome do seu projeto, o local onde ele será armazenado e escreva uma breve descrição sobre ele. O caminho para os fontes do Flutter já estará preenchido automaticamente, mas, caso o campo esteja vazio, digite o endereço da pasta manualmente.
Crie um nome de pacote para o app, lembrando que esse nome não poderá ser mudado após a publicação (Caso você publique o app na loja de aplicativos kkkk ).
Com o projeto criado, podemos seguir para a codificação.
2- Codificação
Primeiramente, é preciso encontrar o arquivo “main.dart” na estrutura do projeto. É nesse arquivo que o código-fonte do projeto será inserido.
Ao abrir o arquivo “main.dart”, é possível notar a presença de um código gerado automaticamente pelo Flutter. Esse código deve ser substituído pelo exibido abaixo:
No código acima podemos perceber, na linha 1, o import do pacote material.dart
. Essa importação é necessária, pois o app de exemplo fará uso do padrão de design Material Design.
Na linha 3 do código, é possível ver a presença do método main
, o qual será responsável pode dar início a execução da nossa aplicação. Esse método faz uso da notação (=>) que serve para definir funções ou métodos em uma linha (one-line functions).
Na linha 5 foi definida a classe MyApp
que estende a classe StatelessWidget
. Esse widget será a raiz da aplicação. Lembrando que no post onde o Flutter foi apresentado, os widgets do tipo stateless e stateful foram descritos.
Por fim, dentro do método build
do widget MyApp
é retornado o widget MaterialApp
. Esse widget serve como base para a implementação de aplicações que fazem uso do Material Design.
Apesar desse código parecer completo ainda faltam alguns modificações importantes antes do app ficar pronto. A primeira mudança que se faz necessária é a definição do parâmetro title
e do home
no widget MaterialApp
. No title
deve ser atribuído o nome do app, o qual será exibido quando o app for minimizado, por exemplo. Por sua vez, no home
fica o widget que será executado assim que a tela for carregada. O código abaixo mostra o código completo após essas alterações:
No código acima, no home
, foi adicionado o widget Scaffold
. Através desse widget é possível inserir uma AppBar
ao app, por exemplo. Além disso, no corpo do Scaffold
são posicionados os widgets que ficam abaixo do AppBar
por meio do parâmetro body
. Contido no body
está o widget Center
, o qual centraliza, tanto verticalmente quanto horizontalmente, o texto inserido através do widget Text
.
O resultado da execução do código pode ser visto na imagem abaixo:
Bom, é isso.
Espero que esse post tenha servido para você ter uma primeira impressão sobre como é uma implementação de app fazendo uso do Flutter.
O código do projeto desenvolvido neste post pode ser visto no seguinte link: https://github.com/luizmarcus/Flutter/tree/master/ola_mundo
Qualquer dúvida, deixa um comentário.
Post muito bom, espero que tenha continuação …
Obrigado pelo elogio, Diego.
Terá continuação, sim! ?
Bem escrito, parabéns
Obrigado, Andrew!