Fabric: Um Kit de Ferramentas Modular para o Desenvolvimento de Apps

Em 2014, o Twitter apresentou uma plataforma chamada de Fabric. Essa plataforma tem como objetivo disponibilizar kits (SDK) para auxiliar os desenvolvedores a solucionarem os quatro problemas considerados mais comuns pelos engenheiros do Twitter no desenvolvimento de aplicativos móveis: estabilidade, distribuição, renda e identificação.

Para ajudar na criação de apps mais estáveis, o Fabric provê o Crashlytics Kit. Já para auxiliar a distribuição, existe o Twitter Kit que facilita a criação de conteúdo e interação com conteúdos do Twitter como criar e exibir tweets, por exemplo. Além disso, existe também o Digits, um novo formato de login que tem como propósito simplificar a identificação dos usuários do app. Por fim, o Fabric disponibiliza o MoPub, um kit que permite monetizar apps e ter uma melhor rentabilidade.

Crashlytics

Seria muito bom se todo app, ao ser finalizado, não apresentasse nenhum tipo de erro ou bug. Porém, infelizmente, nenhum app é perfeito. Falhas sempre ocorrem durante a “vida útil” de um app e a correção delas acaba virando uma rotina no cotidiano dos desenvolvedores.

Descobrir por que um app falhou, a quantidade de usuários que foi afetada, quais foram as causas e qual trecho de código apresentou problema é muito importante para torna um app bem-sucedido e garantir muitos downloads. Contudo, responder as essas perguntas não é uma tarefa fácil e o processo pode ser minucioso e estressante.

Com o objetivo de apresentar as respostas dessas questões ao desenvolvedor, o Crashlytics foi desenvolvido. O Crashlytics reduz o tempo entre a detecção, o acesso e a correção de bugs, de forma que os desenvolvedores percam menos tempo eliminando erros.

Basicamente, o funcionamento do Crashlytics é baseado no armazenamento de várias informações sobre o dispositivo e o app em que ocorreu a falha. Através da análise desses dados, o desenvolvedor pode ter uma visão geral do comportamento de um app e corrigir as falhas.

Digits

A maioria dos desenvolvedores de apps já teve que implementar um processo de login e sabe quanto é cansativo (pra não dizer chato xD) e a quantidade tempo necessária para realizar essa tarefa. Do ponto de vista do usuário, a parte chata é o fato de ter que preencher um formulário com várias informações antes de acessar o app. Além disso, logins por meio de redes sociais às vezes não são eficientes, uma vez que o usuário pode não possuir conta em tal rede.

Pensado nessa situação, o pessoal do Twitter pensou em um novo modelo de login baseado apenas no número de telefone do usuário. Para os engenheiros do Twitter, com a ascensão dos smartphones, o número de telefone tende a substituir o email como principal identificador dos usuários nos aplicativos. A partir dessa observação, surgiu o Digits.

O Digits é o kit do Fabric que permite ao desenvolvedor implementar o login com o número de telefone do usuário. No login realizado através do Digits, o usuário insere o número do telefone e a confirmação do cadastro é feita via SMS. Nesse processo de validação, como o Digits faz uso da infraestrutura do Twitter, o desenvolvedor não precisa se preocupar com os relacionamentos com operadoras e envios de SMS. Independentemente do usuário utilizar um número telefônico do Brasil ou dos EUA, o comportamento do login será o mesmo, o que dá a possibilidade do app ser global sem alteração de código.

Twitter Kit

O Twitter Kit é uma ferramenta que oferece aos desenvolvedores serviços de interação junto ao Twitter. Através dele é possível exibir tweets no app, compartilhar conteúdo do app no Twitter e realizar o login por meio do Twitter. Sendo assim, o Twitter kit permite que o desenvolvedor utilize o conteúdo do Twitter para complementar o app e dar ao usuário outras possibilidades de interação.

MoPub

Monetização de apps é um assunto que gera muita discussão, uma vez que existem diversas formas de monetizar um app. Caso o tipo de monetização escolhido seja através de anúncios, a gama de redes disponíveis é enorme. Isso gera no desenvolvedor dúvidas no sentido de saber qual rede de anúncios paga melhor e trará o retorno financeiro esperado.

Visando auxiliar os desenvolvedores no processo de monetização e maximização de receita, o Frabric disponibiliza o MoPub. Com o MoPub, por meio de uma plataforma única, o desenvolvedor pode usar anúncios que recebe diretamente dos anunciantes ou trabalhar com várias redes de anúncios. O segredo da maximização da rentabilidade proposta por esse kit está no fato de ele sempre exibir a propaganda do anunciante que está pagando mais! O MoPub suporta ads em diversos formatos como banner, intersticial e vídeo, por exemplo.

 

Bom, é isso! Esse post foi apenas para fazer uma introdução do Fabric, pois ele vem sendo muito utilizado no mercado de desenvolvimento de apps. Não quis entrar muito em detalhes porque, nas próximas semanas, eu pretendo fazer um post sobre como instalar o Fabric e cada um dos seus kits, e mostrar como integrá-los a um app. Assim, fica mais fácil de entender. =]



Deixe uma resposta