Customizando o Tema de Login do Digits

Continuando a série de posts sobre o Fabric! Hoje vou continuar falando sobre o Digits.
Como mencionei no post anterior, o Digits, apesar de disponibilizar uma janela pronta para que o login seja feito, provê formas de customizar o seu tema. Para isso, basta utilizar o método setAuthTheme da classe DigitsAuthButton e passar como parâmetro o tema desejado. No trecho de código abaixo é possível ver como a chamada ao método pode ser feita:

No exemplo acima, o tema Theme_Material já estava predefinido no SDK do Android, ou seja, já foi previamente implementado e possui um esquema de cores definido. Sendo assim, é possível usar os temas presentes no SDK do Android para alterar a janela de login do Digits. A imagem abaixo mostra como a tela ficou após o uso do tema Theme_Material.

Digits theme material

Além de fazer uso dos temas já presentes no Android, o desenvolvedor também pode criar seu próprio tema e atribuí-lo ao Digits. Dessa forma, é possível definir que cor terá o título ou o fundo da tela de login, por exemplo. A definição das cores para os componentes do tema customizado é feita através do uso de atributos, os quais estão descritos na tabela abaixo:

AtributosEfeito
android:textColorPrimaryCor do título
android:textColorSecondaryCor da descrição e dos Termos de serviço
android:windowBackgroundCor de fundo
android:textColorLinkCor dos links
android:colorAccent (API 21+)Cor das imagens, botões e widgets
colorAccent (AppCompat v7)Cor das imagens, botões e widgets
dgts__accentColorCor das imagens e botões
dgts__logoDrawableImagem exibida na primeira página da autenticação

O trecho de código abaixo mostra um exemplo de tema customizado a partir dos atributos mostrados anteriormente. O tema foi nomeado CustomDigitsTheme. Lembrando que o tema deve ser definido no arquivo values/themes.xml do projeto.

Com o tema já criado, atribuí-lo ao Digits é muito simples:

Caso o tema tenha sido aplicado corretamente e não ocorrer erro na execução do aplicativo, a tela de login do Digits ficará semelhante a imagem abaixo.

Digits tema customizado

Pronto, agora você já consegue fazer a tela de login do Digits seguir o tema do seu app. Assim, todas as telas do seu app podem seguir um mesmo padrão de design.

Caso você queira visualizar o código-fonte do projeto usado neste tutorial, acesse: Exemplo Temas Digits.

Agora que o post acabou, vou aproveitar para informar uma novidade à respeito do Fabric. Agora, ele também pode ser usado na plataforma Unity, então se você é desenvolvedor de jogos já dá para usar o MoPub para monetizar seus apps. Para saber mais, dá uma olhada na documentação.

Bom, é isso! Qualquer dúvida, deixa um comentário.

Deixe uma resposta