Criando um Bot para o Messenger Utilizando o Dialogflow

Em um post anterior (se você ainda não leu, você pode não entender este post), eu demonstrei como criar um bot para o Telegram e integrar ao Dialogflow (antigo Api.ai). Dessa forma, seguindo o padrão aqui do blog de sempre postar tutoriais tanto para o Telegram quanto para o Messenger, neste post eu irei explicar como integrar o Dialogflow a um bot para da plataforma do Facebook Messenger.

Na criação do bot para o Messenger, eu irei utilizar o mesmo agente criado no Dialogflow e que está integrado ao nosso bot do Telegram. Sendo assim, o nosso bot para o Messenger terá o mesmo comportamento do construído para o Telegram.

Uma dúvida que pode surgir aqui é: Então, quer dizer que eu posso integrar o mesmo agente do Dialogflow a várias plataformas de chat diferentes?

A resposta é: SIM! Fazendo uso do Dialogflow, é possível deixar os bots de todas as plataformas com o mesmo padrão de resposta.

Sabendo disso, vamos ao nosso bot e ver como isso funciona na prática!

1- Criando uma Página e um App no Facebook

Todo bot para o Messenger deve ser associado a uma página no Facebook. Além disso, é necessário também que um app seja criado no Facebook, o qual será responsável pela ligação entre a página e o código do nosso bot. Como aqui no blog já existe um post que trata sobre isso, não vou detalhar esta etapa.

2- Integrando o Dialogflow ao Messenger

Com a nossa página e o app criados no Facebook, o próximo passo é acessar o console do Dialogflow e selecionar o menu Integrations. Nesse menu, como mostra a figura abaixo, ative a opção “Facebook Messenger”.

dialogflow_messenger1

Com o Facebook Messenger ativado, é exibido um popup onde devem ser inseridos o Verify Token (esse token você que define) e o Page Access Token (gerado anteriormente junto com o app do Facebook). Por sua vez, a Callback URL será utilizada como Webhook do nosso bot no Messenger.

dialogflow_messenger2

Ao clicar no botão “Start” exibido na imagem acima, o Dialogflow irá liberar o acesso ao agente por meio da Callback URL.

3- Reconfigurando o App no Facebook

Uma vez que o agente já está apto a receber conexões, é preciso voltar às configurações do app criado anteriormente no Facebook para inserir a Callback URL no campo destinado ao Webhook do bot. Para isso, acesse a opção “Configurar Webhooks” como mostra a imagem a seguir:

dialogflow_messenger3

Em seguida, será aberto um popup onde devem ser preenchidos os campos com a Callback URL e o Verify Token.

dialogflow_messenger4

Pronto, feito isso, o bot já está funcional! Agora o próximo passo é testar o bot.

4- Testando o Bot

Para testar o bot é bem simples, basta acessar o endereço https://m.me/nomedasuapagina. No caso do bot criado neste tutorial, a URL é: https://m.me/loteriscaixabot. Como é possível ver na imagem abaixo, quando o bot recebe a mensagem “Mega”, ele retorna o resultado da Mega-Sena. Esse comportamento é o mesmo do nosso bot do Telegram.

dialogflow_messenger5

Outra observação importante com relação a essa integração é que nenhuma implementação de código foi necessária. Isso significa que fazendo uso de plataformas como o Dialogflow fica mais fácil de distribuir seu bot em múltiplas plataformas. =]

Qualquer dúvida, deixa um comentário.

Deixe uma resposta